A VIDA COMEÇA NO FINAL DA SUA ZONA DE CONFORTO!!!

Sexta Feira 22 de junho de 2011
Já deixei a mochila pronta pois ia direto do trabalho para o terminal rodoviário do tiete.
Eu estava atrasada pro trabalho .. como sempre… quando coloquei a cargueira no carro.. pude perceber que o fundo da mochila estava molhado.. Gelei na hora! Rs
Claro que na minha inteligência máster.. eu já havia enchido o meu camelback com 2L dentro da mochila.. e o fato mais bizarro.. é que eu JÁ SABIA que meu camelback estava meio que furado desde a viagem que fizemos pro ITATIAIA.. rs
Mas como meu sobrenome é Isabelle Teimosia Tapadinha.. resolvi com certeza encher o camelback FURADO e coloquei na mochila ANTES de viajar.
Quando abri a mochila.. meu saco de dormir estava molhado.. e eu ainda me vi absurdamente no direito de sentir raiva.. rs
Bem… mesmo atrasada… abri toooodo o meu saco de dormir.. e deixei no banco do passageiro… as janelas abertas pra ver se secava… e transformei o carro numa digna favela! tentei fingir não ligar quando parava no farol.. e os carros do lado olhavam.
Quando cheguei no estacionamento da empresa.. tranquei o carro e deixei todos os vidros do carro abertos kkkkk pra o saco de dormir secar. (pra que trancar.. eu tb nao sei! RS )
Ao terminar o expediente fui encontrar o Rafa e o Colombia no terminal Tiete! E detalhe… não conhecia nenhum dos dois! O rafa chegou praticamente na mesma hora que eu.. eu estava terminando de arrumar minhas coisas.. ficamos conversando no estacionamento enquanto terminava de fazer minhas malas.. enrolar saco de dormir etc! inclusive troquei varias figurinhas com ele sobre a Bolívia pois ele partiria ainda este mês pra lá!
Na Sequencia. Apesar de nos perdermos um pouco.. conseguimos encontrar o Colombia, um Colombiano vindo de Bogotá, engenheiro que estuda em Campinas gente finíssima!!!!
O Ed chegou.. e inacreditavelmente conseguimos colocar as 4 cargueiras no porta malas e partimos sentido rio de janeiro pra fazer a Serra fina!
Nos encontramos com o pessoal num posto da estrada.. e esperamos todos chegarem.. éramos em 12 pessoas, um grupo enorme.. quase a caravana do Silvio santos.. 4 por carro.. no nosso era eu o Ed, o Colombia e Rafa, no outro foram Rodrigo, Déa, Carol e Felipe , e no terceiro, Rachel, munir, Ariel e Monica.
Pegamos a estrada um pouco depois das 23…
O plano era deixar o carro no final da travessia, e uma van nos transferir para o inicio da trilha. E assim o fizemos. Chegamos lá por volta das 3h da manha… os meninos tentaram chamar o dono da casa que fica ao final da travessia. Mas parece que o cara não quis nos atender.
Bem.. o que nos restou foi deixar o carro em um hotel que ficavam exatos 12 km do final da travessia.. após deixarmos o carro na pousada… pegamos a van.. e acredite.. a van ficou pequena para 12 pessoas com 12 cargueiras enoooormes.
Já era quase 4 da manha e como não havia dormido aquela noite.. aproveitei pra tirar um cochilo de uns 40 minutos preciosissimos.. chegamos ao destino.. pagamos cada um 20 mangos para o cara da van.. à esta hora da manha.. Jamais compensaria acamparmos…. então nos dirigimos à toca do lobo.
Quinta Feira , 23 de junho de 2011
Acabamos nem dormindo… comemos algo reforçado pois iniciariamos a caminhada. Atravessamos inicialmente um rio.. e a subida começou puxada. acredito que na primeira ou segunda hora.. o rodrigo não passou muito bem.. e ele e a Déa abortaram a viagem restando então “apenas” dez pessoas e 2 carros.
depois de um tempo andando.. passamos po ruma crista ANIMAL… e por este o motivo de se chamar-se Serra Fina, segundo o ARIEL chamam de serra fina por que é uma serra com muitas cristas..

Adorei passar pela crista… nunca havia estado em uma.. e é uma sensação muito agradavel… sem contar que era nuvem pra tudo quanto era lado.
Caminhamos por meio de capim elefantes.. e depois de algumas horas de subidas chegamos ao cume do capim amarelo.
Chegamos muito cedo.. era por volta de 2h da tarde… ficamos conversando um pouco.. me encontrei com o vandeira por lá!! ele estava guiando um pessoal e sentada na pedra olhando novamente sentido a crista por onde vim, pude conhecer o Jhonny, um super cachorro montanhista.. que eu AMEI!
                                             (Nota: eu quero um cachorro montanhista tb! rs )
como ainda estava mto cedo.. a sensação de disperdicio de energia que ainda sobrava era enorme.. entaõ decidimos andar um pouco mais até o maracananzinho para acamparmos.
andamos e chegamos proximo ao por do sol. Quando o sol se põe começa a fazer um FRIO nas mãos.. rsrs que é impressionante.. dificil de armar a barraca com conforto! rs

bem,…. armamos nossas barracas,… jantamos e resolvemos dormir cedo.. afinal, por volta das 6 da manha estariamos de pé.
o Ed acordou de madrugada para fazer xixi e presenciou uma lua fantastica.. nascendo por entre as montanhas.. infelizmente a minha pobre cybershot nao estava preparada pra registrar aquele momento tão bonito!
Sexta- feira, 24 de junho de 2011
Acordamos cedo.. com aquele tipico frio.. tomamos café e arrumamos nossas coisas para partirmos em busca de agua. Atrasamos e o grupo foi na frente ficou eu, Ed e Monica. acho que saimos por volta das 8 h do acampamento.. e trilhamos.
No meio do caminho.. conhecemos dois meninos de curitiba, mais ou menos de 21 anos.. estavam fazendo as suas primeiras montanhas.. e começaram logo pela Serra Fina! RS

isso sim é curitibano!!!!
conversamos bastante.. e começamos a andarmos juntos.. andamos horas.. por subidas e descidas.. sempre mto bem sinalizadas por totens e acabamos chegando á agua para nos abastercermos… aproveitei.. lavei minha blusa da solo.. que estava usando de proteção aos braços.. que estava uma inhaca! ficou cheirosinha! (NOTA: não joguei sabão na agua!)

depois de um bom tempo descansando.. a monica e os meninos curitibanos seguiram caminho enquanto eu e o ed ficamos por alí.. almoçamos.. um belo pão sirio com salame e queijo provolone + suco de manga tang.. DELICIA! rs
depois seguimos com a rachel e o munir sentido pedra da mina..

paramos por um outro ponto de agua… e depois de andar algumas horas.. chegamos à pedra da mina! eu cheguei bem na hora do por do sol!!! na hora do por do sol.. eu estava a 3 min do cume.. mais se continuasse andando.. eu perderia o por do sol.. parei tudo o que eu estava fazendo… e assisti aquele espetáculo junto à rachel.

Depois do por do sol, subimos ao cume.. fui diretamente no livro.. assinei.. depois revi mtos amigos.. inclusive o Cá Levy e o Dudu que fomos pra o paraná e pra itatiaia juntos! eles estavam com o pai dele.. MTO GENTE BOA!

a noite.. sai da barraca.. fui conversar com o pessoal que estava la fora.. debaixo de um ceu branco de tanta estrela!!! gente de RJ, MG, PR, SP…. etc. Conversamos bastante acompanhados de um delicioso Choconhaque bem quentinho naquele PUTA frio! e vinho                      ..

fomos deitar por volta das 22h pois o dia seguinte seria longo!
Sabado, 25 de junho de 2011
Como passariamos por um trecho fechado no vale do ruá.. combinamos de não haver atrasos.. eu tanto fiquei com isso na cabeça… que acordei mais cedo por engano.. arrumei todas as minhas coisas … e quando sai da barraca.. e nao vi ninguem do lado de fora.. perguntei ao ed que horas eram… era ainda 5 da manha! rsrsrsrs
entrei pra dentro da barraca novamente.. morrendo de frio.. e tomamos café.. em seguida desmontamos nossa barraca e fomos assistir as 6 e meia o nascer do sol.

depois descemos a pedra da mina sentido Vale do Ruá. Eu estava com calça impermeável.. anorak fleece.. tava mto frio.. mais só foi descer a pedra da mina que eu tava morrendo de calor.. decidi trocar de calça.. tirar o anorak tb.. e deixei os braços de fora..
meu.. sofri! rs todo o capim elefante estava congelado.. o vale do rua ficou com a temperatura mto baixa a noite.. a ponto de congelar o rio na superficie, acharmos bloco de gelo, e encontrarmos gelo nas barracas acampadas no vale.

mais na frente passamos pelo primeiro e ultimo ponto de agua do dia.. nos abastecemos BEM, pois agua só teriamos no final da trilha agora.. eu carreguei comigo uma margem de 5 litros.. minha cargueira estava bem carregada.. rs e nem precisava de tudo isso!

depois do vale do rua passamos por varias montanhas que não vou recordar o nome agora.. acho que uma delas é o cupim de boi.. e seguimos correndo sentido pico dos tres estados..
mais esse cume é muito disputado.. afinal.. o pessoal da pisa treking são em muitas pessoas.. vão pessoas na frente.. mais adiantados pra monopolizar todo o cume.. e dificulta bastante outras pessoas acamparem por lá.
Diante de tudo isso.. o rafa e o colombia foram na frente pra ver se tentavam arrumar lugar.
o combinado era nos encontrarmos na base do pico dos tres estados,. onde é tipo de um bambuzal… e quando cheguei.. estava apenas o colombia.. o rafa tinha seguido em frente junto ao sherpa do pisa treking.
a carol.. quiz ir pra o cume dos tres estados pra ver se o rafa estava por lá.. e ela acabou dormindo no cume.
todo o resto do grupo.. ficou na base, fizemos um super jantar coletivo.. rimos muito.. muito mesmo.. e o coitado do colombia ficou vendido…
com o sumisso do rafa.. ele estava sem as varetas da barraca dele.. (estavam com o rafa) restando-lhe apenas a lona da barraca.. ele engenheiro que é, pegou os bambus.. e começou a fazer os bambus de varetas.. pra ver se conseguia armar a barraca..

a barraca ficou meio torta..mais ele conseguiu dormir na BOA! ficou mto legal! rs

depois do jantar.. dividimos um vinho e chocolates.. e fomos dormir quando o sol se pôs.
Esse dia acabou sendo bem ligth.. a intensão era fazer cume nos tres estados.. mas por falta de lugar.. acabamos não subindo e ficando na base.
Domingo, 26 de junho de 2011
Acordamos as 4:20 da manha atrasados .. pois o plano era acordar as 4. Era aniversario da Rachel!!!! olha o jeito que ela resolve comemorar o aniversario dela! rsrs é disso que eu estou falando!!!!
o ed e o Ariel sairam na frente pra se adiantarem.. e pegarem os carros.. eles devem ter saido um pouco depois das 5 horas… nós saimos as 5:45h de head lamp na cabeça.. e pegamos a trilha! fizemos cume no pico dos tres estados por volta das 6 da manha.. o dia havia amanhecido feio.. ventava bastante.. muito pra falar a verdade… e tinhamos mto pouco visual.

encontramos a carol no cume.. ela ficou de nos alcançar enquanto desciamos.
andamos muito.. até as 2h da tarde…. passamos por trechos perigosissimos..
pontos de escaladas onde exigiam mta atenção, até um pouco de tecnica e nao eram admitidas falhas. fazia um vento absurdo.. com uma margem de 60 a 70 km por hora.. que sem mentira nenhuma.. a cada passo que eu tirava um dos pés do chão.. com o peso da cargueira, eu me desiquilibrava! foi bem tenso!
chegamos na fazenda do Pierre por volta das 14h da tarde.. ou 15.. andamos ainda mais uns km pra chegar à rodovia e esperarmos os meninos que haviam saido para buscar o carro à pé.
eles demoraram 3 horas pois o carro estava a 12 km de distancia do ponto final da trilha.
chegaram por volta acho que das 16h horas.. e pegamos a estrada sem o Rafa éramos em 9 agora. o rafa ja estava em casa.. e terminou a serra fina no sabado mesmo… ele tentou bivakar proximo ao pico dos tres estados.. mais ele sentiu mto frio.. e naõ viu outra alternativa a naõ ser andar, andar e andar.. uma vez que ele estava sem a barraca.
bem.. paramos para comer um bom lanche e comemorar o aniversario da Rachel!
minha boca estava toda queimada.. do frio.. do ar seco.. e eu nem conseguia mais sorrir pras fotos.. eu tava mais feia que o diabo.
Pelo o que todos me falavam da serra fina.. eu imaginava no minimo umas 67 vezes pior.. achei uma travessia relativamente tranquilassa de fazer.. o tempo tambem colaborou muito pra que tudo ocorresse bem… as subidas não são nada puxadas em comparação ao corcovado.. paraná.. etc…
achei que naõ tinha NADA de agua.. sendo que tem pelo menos 3 pontos de agua.. onde da pra se abastecer na BOA.. o que pega mesmo é cabeça…. resistencia.. e o cansaço dos 4 dias.. e o peso da mochila.. por que tirando isso. ela é sussa!
Sem duvida alguma a serra fina em quesito de beleza é a primeira.. e ta no topo.. por que o visual lá é 100% e 360 graus!!!! é fantastico.. vc tem visão de tudo enquanto está subindo.. varias montanhas… conseguiamos ver o marins,.. itaguaré, o agulhas negras de longe.. é uma visão simplesmente fantastica!
Chegamos em SP por volta das 22:30.
Bons ventos à todos que amo!
Namastê!
Segue um resumo da viagem!!


5 Responses so far.

  1. Sheyna A. A. disse:

    Nossa… que experiência!!
    Sol, frio, muito frio, gelo, vento… todas as condições para testar os nervos daqueles que se submetem. Os que se mantém sãos ganham o visual 360 como recompensa. kkk
    Boa aventura! Dá vontade… mas eu não tenho prática… só admiro kk
    Nunca carreguei umas cargueiras assim não…imagina subir, e ainda, descer num vento destes…
    Aff kk

  2. Lena Sacchetto disse:

    oi Isabelle,
    Que aventura fantástica.
    Uma experiência e tanto.
    Beijos
    Lena

  3. Isabelle Duarte disse:

    nossa Sheyna! me perdoa por demorar uma eternidade pra responder!!!! realmente a montanha testa todos , sem excessão.. rs todos os nervos que temos… rs digo que chegamos ao nosso extremo… e acabamos conhecendo quem esta do nosso lado tambem! ela é reveladora! e é uma experiencia e tanto!! mais essa visão da serra fina é um visual sem igual!!!! não precisa ter pratica.. um dia eu comecei sem pratica tambem…. imagina eu .. rs magrela.. tendo que carregar quilos de mochila.. rs qualquer dia que quizer experimentar está convidadissima!!! Beijos!

  4. Isabelle Duarte disse:

    oi lena! foi uma experiencia muito legal.. e um belo treino pra bolivia!!! Obrigada por comentar e dar uma olhadinha no brog! beijos

  5. Tom Alves disse:

    Ah…Serra Fina é demais. Muito perrengue, frio e sobe e desce. Mas valeu demais a pena. Nunca valorizei tanto um gole de água como ali. haha!

    Belos seus relatos, moça! =)


De volta pra Climb!!

   Ao tirar o carro da garagem hoje pela manhã ...

Huayna Potossi - Min

  “Disse em minha nota no facebook ano passado, sobre minha ...

Cabeza del Condor (5

Por dois anos venho treinando Alta Montanha na Bolívia em ...

Escalada em São Ped

Sexta feira, dia 05 de Novembro de 2011Chegamos em são ...

Feriado de Finados -

Quarta feira, 2 de novembro de 2011Feriado de Finados.Formamos a ...